EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português

FALE CONOSCO

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco fale conosco

Entrevista com o Professor Walter Capanema para o Programa Alumni

A EMERJ é uma escola que está sempre atenta ao que acontece no mundo”, destaca o Professor e ex-aluno Walter Capanema ao falar sobre o Projeto Alumni

“A EMERJ é a principal escola de Direito do país. Aqui é o lugar que você realmente busca para conhecer e aprender Direito”, pontuou o ex-aluno, professor da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), Walter Aranha Capanema. Ele é especialista em Direito pela EMERJ em parceria com a Universidade Estácio de Sá e coordena os cursos de extensão em Direito Digital da instituição.

História na EMERJ

“Fui aluno da EMERJ entre 2006 e 2008, um momento muito importante para mim pois o conhecimento que adquiri reforçou muito o que eu já havia conhecido na faculdade. O fato de ter concluído meus estudos aqui na instituição me trouxe muitos frutos, por exemplo: minha monografia se tornou um livro e o artigo da conclusão também foi publicado, então a Escola me ajudou muito no ponto de vista acadêmico”, comentou o professor Walter Capanema.

Sobre ser professor da instituição, Walter Capanema explicou que começou no projeto de monitoria acadêmica.

“Comecei na primeira turma do projeto Monitor Acadêmico, onde ministrava Direito Administrativo, mas sempre sonhei com o Direito Digital. Após o período como monitor, virei professor e, por volta de 2011, a Escola começou a ter cursos de Direito Digital, um dos primeiros do Brasil para magistrados”, disse.

Ao falar do sentimento por ter sido aluno da instituição, Walter Capanema destacou: “Minha relação com a EMERJ é muito antiga e afetiva, pois ela não faz apenas parte da minha história acadêmica e profissional, mas também da minha vida. A Escola é muito importante para mim, por sua relevância cultural e histórica é a principal escola de magistratura do Brasil, com professores maravilhosos, de ponta, que são modelos de docentes para os alunos e até mesmo para outros professores. É muito importante, para mim, fazer parte de uma instituição tão credenciada como a EMERJ”.

 

Direito Digital

“Fico feliz de ver que a EMERJ está preocupada com os avanços tecnológicos, afinal de contas nossas vidas estão cada vez mais ligadas à tecnologia. É de suma importância que os alunos e magistrados conheçam a nova realidade, como a internet funciona, como podemos resolver problemas, como um advogado ou juiz pode atuar no caso concreto. Aqui, no curso preparatório, temos um módulo focado exclusivamente na matéria digital. Disponibilizamos regularmente cursos de aperfeiçoamento sobre o assunto. O magistrado atual tem que entender como a rede funciona e como solucionar problemas. A EMERJ ajuda muito nisso”, discorreu o professor.

O programa Alumni (PA-EMERJ)

Iniciativa da diretora-geral da EMERJ, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, o PA-EMERJ tem o objetivo de promover e aumentar o sentimento de orgulho de ex-alunos por terem passado pelas salas de aula da Escola.

O professor Walter Capanema falou sobre o projeto e elogiou sua criação.

“Esse é um projeto muito importante. Fico feliz em ver que a diretora-geral da EMERJ, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, compôs essa ideia, pois busca reforçar a cultura que a EMERJ tem, de ser uma escola do saber, de ser democrática, então é fundamental trazer de volta esses alunos e professores, com seus conhecimentos e capacidades. A EMERJ é uma escola que está sempre atenta ao que acontece no mundo, os desafios que a sociedade está enfrentando”, destacou o professor.

Para saber mais sobre o projeto, acesse: https://emerj.com.br/site/Alumni/14/88