EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português

FALE CONOSCO

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco fale conosco

Publicado o edital para o 2º concurso de redação “A EMERJ e o Juiz do Futuro”

Estudantes de escolas públicas municipais e estaduais do Estado do Rio de Janeiro já podem se inscrever para o segundo concurso de redação da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. Nesta quinta-feira (31), foi lançado o edital público do projeto “A EMERJ e o Juiz do Futuro”.

A iniciativa tem o apoio da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ), da Mútua dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (MUTUA), do Programa Alumni-EMERJ e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), e visa aproximar os estudantes fluminenses da magistratura do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJERJ).

Quem pode se inscrever

Podem participar estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Cada instituição de ensino interessada deverá nomear um professor coordenador. No caso de estudantes com deficiência, se necessário, a participação poderá ser viabilizada com o auxílio de cuidador ou responsável na transcrição dos trabalhos.

A ideia é despertar nos estudantes o interesse pelos temas relacionados ao Poder Judiciário, às funções da magistratura e ao direito fundamental de acesso à Justiça.

Temas da redação

Os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental devem discorrer sobre "Os juízes precisam respeitar os direitos humanos?”, já os estudantes do Ensino Médio sobre "Qual o papel do Supremo Tribunal Federal em um Estado Democrático de Direito?”. Cada aluno poderá participar com um único trabalho.

Premiação do concurso

- Os autores dos trabalhos classificados em 1º lugar, em cada categoria, receberão um notebook.

- Os autores dos trabalhos classificados em 2º lugar, em cada categoria, receberão um tablet;

- Os autores dos trabalhos classificados em 3º lugar, em cada categoria, receberão um celular.

- As instituições de ensino dos estudantes autores dos trabalhos classificados em 1º lugar, por categoria, receberão um computador desktop.

- Todos os estudantes dessa edição do projeto receberão um certificado de participação.

- Os estudantes do ENSINO MÉDIO, autores dos 5 trabalhos mais bem colocados na categoria 2, receberão também uma bolsa de estudo, em cursos do SENAC-RJ (exceto graduação, pós-graduação e MBA), desde que atendam os requisitos internos do Programa SENAC de Gratuidade.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas pelos coordenadores das instituições de ensino, obrigatoriamente, pelo formulário on-line disponível no site da EMERJ de 1º de abril a 31 de maio. 

Para acessar o edital e obter mais informações sobre o concurso, acesse:

https://emerj.com.br/site/pagina/4/57

 

31 de março de 2022.

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)