EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português

FALE CONOSCO

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco fale conosco

EMERJ lança a edição de 2022 da revista "Arte e palavra"

Em comemoração ao Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) lançará, no próximo dia 16, às14h, a segunda edição da revista “Arte e Palavra”. O evento ocorrerá presencialmente no Auditório Paulo Roberto Leite Ventura, com transmissão via plataforma Zoom. Haverá tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). 

A mesa de abertura será composta pela diretora-geral da EMERJ, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (UVA); pela desembargadora Ana Maria Pereira de Oliveira, membra do Conselho Consultivo e presidente da Comissão de Biblioteca e Cultura, ambos da Escola; e pelo desembargador Heleno Ribeiro Pereira Nunes, vice-presidente da Comissão de Biblioteca e Cultura da EMERJ.

O conselheiro do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-Rio), Gustavo Martins de Almeida, doutor em Direito Autoral pela UVA, será o palestrante do encontro.

A revista

Lançada em 2020, a revista foi pensada como um canal de diálogo entre Direito, Arte e Literatura. A publicação, de modo impresso e eletrônico, recebe ensaios, textos de ficção – contos, poemas, crônicas, histórias em quadrinhos, charges – e artes visuais – fotografia, pintura, desenho, gravura. A publicação dos trabalhos tem como objetivo estimular a expressão artística e literária no âmbito da EMERJ e do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).

A primeira edição teve como tema “A vida pela janela", e foi dedicada ao jurista e filósofo do Direito espanhol José Calvo González, que foi catedrático da Universidade de Málaga e autor de diversos livros e artigos que fazem a interseção do Direito com a Literatura. Para ler esse volume, acesse: https://www.emerj.tjrj.jus.br/publicacoes/revista-arte-e-palavra/volume1/index.html

A nova edição 

Sob coordenação geral das desembargadoras Cristina Gaulia e Ana Maria Pereira de Oliveira, a segunda edição da revista traz poesias, contos, comentários, apontamentos, fotografias e crônicas.

No prefácio, a desembargadora Cristina Gaulia destaca que o movimento da palavra transformada em arte, e da arte transmudada em palavra, é o que possibilita a compreensão do outro, do diverso, do mutante e do insólito.

"Sem a inspiração dos diversos olhares, da beleza das paisagens, dos sentimentos e emoções da poesia, da dor das imagens e da alegria e dramaticidade expressada pela amplitude da arte, nós, os juristas, estaremos condenados a sucumbir ao mundo desumanizado, imprevisto, que rompe diariamente com as tradições, com os modelos que sempre nos serviram", complementou a magistrada. 

Na apresentação da revista, a desembargadora Ana Maria comenta que a edição segue o propósito de ser um canal de divulgação das mais variadas manifestações artísticas e literárias que constituem expressão da cultura de um povo. A magistrada falou da experiência com a edição, feita durante o período de pandemia da Covid-19.

"Neste segundo número, o leitor vai encontrar frutos das atividades realizadas pela EMERJ, ao longo do ano de 2021, na inspiração e na expressão daqueles que, atendendo ao convite da Escola para participar deste projeto, nos enviaram contos, crônicas, ensaios, poemas, desenhos, fotografias, obras que se entrelaçam e recordam temas que foram debatidos em webinars, fóruns de discussão, seminários e atividades culturais", disse. 

Entrevista

Em uma entrevista exclusiva, a juíza Vera Lage fala sobre a sua paixão pela fotografia. A magistrada, que é mestre em Direito pela Universidade Gama Filho (UGF), pontua: "Na hora que eu clico um passarinho, um menino, uma montanha, estou expressando a emoção daquele momento, a minha bagagem cultural, tudo aquilo que eu sinto. Sempre gostei de guardar a emoção na memória e no coração".

A EMERJ e o juiz do futuro

Os textos vencedores do concurso de redação do projeto "A EMERJ e o juiz do futuro" estão publicadas nesta nova edição. São eles: “A responsabilidade de julgar”, da aluna Lídia Nunes Siqueira, da Escola Municipal Venezuela; “Fazendo o bem e seguindo a lei”, escrita pela aluna Eduarda Brum Alves, da Escola Municipal Deputado Armindo Marcílio Doutel de Andrade; “Juiz, um cargo ou uma honra?”, do aluno Bernardo Pires Costa, do Colégio Municipal Vera Felizardo; “Ética e Justiça, uma via de mão dupla”, da aluna Sophia Camargo Amaral, do Colégio Estadual Vinte de Julho; “O papel no juiz na sociedade”, da aluna Eduarda Flausino Vani da Silva, do Centro Interescolar Estadual Miécimo da Silva; e “A essência da Justiça”, do aluno Fenando Drumard da Gama, do CIEP 449 – Governador Leonel de Moura Brizola.

Organizado pela primeira vez em 2021, o concurso de redação é uma oportunidade para os alunos da rede pública de ensino de todo o estado do Rio de Janeiro se aproximarem do Poder Judiciário e mostrarem seus conhecimentos sobre a área. Na ocasião, a comissão avaliadora, formada por magistrados, analisou 71 redações que cumpriram as exigências descritas no edital do concurso. 

Para este ano, as inscrições para o concurso de redação já estão abertas. Saiba mais em: https://emerj.com.br/site/noticia/431

Colaboradores da segunda edição da revista

Cristina Tereza Gaulia (desembargadora)

Ana Maria Pereira de Oliveira (desembargadora)

Cezar Augusto Rodrigues Costa (desembargador)

Marco Antonio Ibrahim (desembargador)

Wagner Cinelli (desembargador)

Vera Maria Andrade Lage (juíza e fotógrafa)

André Souza Brito (juiz e fotógrafo)

Bernard Miodownik (Psicanalista)

Ana Paula Pinto Lourenço (professora)

Christina Nicoll Simões Cavallari (Psicóloga)

Jairo Vasconcelos Rodrigues Carmo (escritor)

Leni dos Santos Maia (mediadora judicial)

Carmem Negreiros (professora)

Gabriel Martire (professor)

Andréia Borges da Silva (servidora pública)

Inscrições

Serão concedidas horas de estágio pela OAB/RJ para estudantes de Direito que participarem do evento de lançamento da revista “Arte e Palavra”. Para se inscrever, acesse: https://emerj.com.br/site/evento/8130.   

 

28 de abril de 2022

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)