EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português

FALE CONOSCO

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco fale conosco

Ministros do STJ participarão de encontro na EMERJ sobre os 30 anos da Lei de Improbidade Administrativa

O Fórum Permanente de Transparência e Probidade Administrativa da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoverá, no dia 2 de junho, um amplo debate sobre “Reflexões sobre os 30 anos da Lei de Improbidade Administrativa”. O encontro será presencial no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, com transmissão via plataformas YouTube e Zoom. Haverá tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Antonio Saldanha Palheiro, mestre em Ciências Jurídicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), e Mauro Campbell participarão como palestrantes.

O evento terá coordenação científica da presidente do Fórum, desembargadora Inês da Trindade Chaves de Melo, mestra em Direito pela Universidade Estácio de Sá (Unesa), e da advogada e presidente da Comissão de Improbidade Administrativa da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAB-RJ), Thaís Marçal, mestra em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Lei de Improbidade Administrativa

A Lei nº 14.230, sancionada em outubro de 2021, alterou a Lei nº 8.429 de junho de 1992. A aprovação desse ordenamento jurídico gerou diferentes interpretações. Alguns operadores do sistema de Justiça entendem que a nova Lei constitui um contragolpe da classe política tradicional às interpretações dadas pelo Superior Tribunal de Justiça. Outros defendem que a nova Lei trouxe um pouco mais de equilíbrio na apuração de condutas de gestores/agentes públicos, bem como dos particulares que se relacionam com a administração pública.

Palestrantes

Participarão do evento também como palestrantes a desembargadora Patrícia Serra, membra do Conselho Consultivo da EMERJ, presidente da Comissão Pedagógica e de Ensino da Escola e doutora em Direito pela Uerj; o presidente da Comissão de Direito Administrativo Sancionador do Conselho Federal da OAB, presidente do Instituto Internacional de Estudos de Direito do Estado (IIEDE) e advogado, Fábio Medina Osório, doutor em Direito pela Universidad Complutense de Madrid (UCM); o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) Emerson Garcia, doutor em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Lisboa; o procurador de Justiça aposentado José dos Santos Carvalho Filho, doutor em Direito Público pela Aix-Marseille Université; o procurador do município do Rio de Janeiro Rafael Oliveira; os advogados Marçal Justen Filho, doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e Daniel Assumpção; e os professores Odete Medauar, doutora em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), Fredie Didier Junior, doutor em Direito pela PUC-SP, e Floriano de Azevedo Marques Neto, doutor em Direito pela USP.

Serão temas das palestras: “Desafios da Lei 14.230/2021”; “Princípios e improbidade administrativa” e “Acordos nas ações de improbidade administrativa”.

Inscrição

Serão concedidas horas de estágio pela OAB/RJ para estudantes de Direito que participarem do evento. Para se inscrever, acesse: https://emerj.com.br/site/evento/8135