EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português

FALE CONOSCO

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco fale conosco

Professores de Direito do Rio e de São Paulo se reúnem em evento para debater o Direito de Família

O Fórum Permanente de Direito de Família e Sucessões da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), presidido pela desembargadora Katya Maria Monnerat, promoverá sua 78ª reunião com o tema “Enunciados da IX Jornada de Direito Civil do Conselho Nacional de Justiça de Direito de Família e Direito das Sucessões”.

O encontro ocorrerá no dia 23 de junho, às 9h30min, via plataformas Zoom e YouTube. Haverá tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O evento

A desembargadora Katya Maria Monnerat fará a abertura do webinar. Os palestrantes serão os professores Rose Melo Venceslau Meireles, presidente da Comissão de Direito de Órfãos e Sucessões da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ); e Silvia Marzagão, presidente da Comissão Especial de Direito de Família e Sucessões da OAB-SP.

A exposição do tema também será feita pelos advogados Marcelo Truzzi Otero, doutor e mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP); e Ana Luiza Maia Nevares, doutora e mestre em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

IX Jornada de Direito Civil

A Jornada de Direito Civil são eventos promovidos pelo Conselho da Justiça Federal (CJF). A edição deste ano comemorou os 20 anos da Lei nº 10.406/2002 e da instituição da Jornada de Direito Civil. O seminário ocorreu nos dias 19 e 20 de maio, na sede do CJF, em Brasília.

A IX Jornada promoveu debates e delineou posições interpretativas sobre o Direito Civil contemporâneo, adequando-as às inovações legislativas, doutrinárias e jurisprudenciais e conferindo segurança jurídica em sua aplicação. O evento foi organizado em sete comissões de trabalhos presididas por ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A sexta comissão abordou sobre família e sucessões, assunto a ser debatido na próxima reunião do Fórum Permanente de Direito de Família e Sucessões da EMERJ.

Caso queira assistir à IX Jornada de Direito Civil, o evento pode ser assistido no canal do YouTube do CJF, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=tvYLE84ZsZw

Inscrições

Serão concedidas horas de estágio pela OAB/RJ para estudantes de Direito que participarem do evento. Poderão ser concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária (ESAJ) aos serventuários que acompanharem a reunião do Fórum.

Para se inscrever, acesse: https://emerj.com.br/site/evento/8155

 

 

02 de junho de 2022

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)