EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português

FALE CONOSCO

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco fale conosco

EMERJ premia as mulheres do ano com Troféu Romy

Dez mulheres que se destacaram em diferentes áreas de atuação, como Direito, Saúde Pública, Medicina, Educação, Teatro, Segurança Pública e Tecnologia, receberão o Troféu Romy durante a cerimônia “Prêmio EMERJ Mulheres do Ano”, edição 2022.

O evento, que ocorrerá no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, no dia 29 de junho, às 18h, terá transmissão via YouTube, com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O encontro, que homenageia Romy Medeiros, será aberto pela desembargadora Cristina Tereza Gaulia, diretora-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). A desembargadora Myriam Medeiros da Fonseca Costa, filha de Romy, estará presente em participação especial.

As premiadas

Receberão o Troféu Romy: a desembargadora Andréa Pachá, presidente do Fórum Permanente de Direito, Arte e Cultura da EMERJ; Kátia Junqueira, diretora da Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro ; Cláudia Lima Marques, diretora da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS); Ligia Bahia, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Maria Helena Barros, coordenadora de Política Institucional do Departamento de Direitos Humanos e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Clarice Niskier, atriz e integrante do Movimento Humanos Direitos; Elange Machado, microempreendedora do setor de alimentação; Gabriela Von Beauvais, delegada responsável pelo Departamento-Geral de Polícia de Atendimento à Mulher (DGPAM); Tânia Kadima Ferreira, diretora executiva na Mútua dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro; e Viviane Ricci Blank, sócia e head comercial da empresa Blank It.

Romy Medeiros

Carioca e advogada, Romy Medeiros dedicou a maior parte de sua vida e carreira à causa feminista e aos direitos das mulheres. Foi autora da revisão da situação da mulher casada no Código Civil Brasileiro, na qual foi permitido que a mulher trabalhasse, viajasse e decidisse sobre a educação dos filhos sem precisar da autorização do marido - a Lei nº 4.121 foi sancionada pelo presidente João Goulart, em 1962. Romy era especialista em Direito da Família e foi conselheira do Conselho  Estadual dos Direitos da Mulher e líder da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Como presidente do Conselho Nacional de Mulheres do Brasil, uma organização cultural não governamental,  premiava as mulheres que se destacavam a cada ano.

Romy e EMERJ

Em 30 de julho de 2021, a desembargadora Cristina Tereza Gaulia celebrou o centenário de nascimento da jurista e feminista Romy Medeiros na EMERJ. Como Romy fez por 49 anos, 10 mulheres que se destacaram receberam o Prêmio Mulheres Brasileiras. No evento, a diretora-geral da Escola anunciou o lançamento do Troféu Romy Medeiros para 2022.

Clique AQUI Para Inscrição Presencial

 

 

15 de junho de 2022 – 18h53

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)