Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português

FALE CONOSCO

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco fale conosco

Fórum da EMERJ reúne operadores do sistema de Justiça para tratar de práticas ambientais e sociais

“Agenda ESG: Futuro Global?” será o tema do evento que marcará a 8ª reunião do Fórum Permanente de Gestão Pública Sustentável, da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), no dia 5 de agosto, às 10h. O encontro terá transmissão via plataformas Zoom e YouTube. Haverá tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

 

Agenda ESG

ESG é uma sigla em inglês que significa Environmental, Social and Governance e corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização. O termo foi cunhado em 2004, em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial chamada Who Cares Wins. Surgiu de uma provocação do secretário-geral da ONU, Kofi Annan, a 50 CEOs de grandes instituições financeiras, sobre como integrar fatores sociais, ambientais e de governança no mercado de capitais. (Fonte: https://www.pactoglobal.org.br/pg/esg)

Abertura

O presidente do Fórum, desembargador Jessé Torres Pereira Junior, doutor em Direito Público pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fará a abertura do evento.

Palestras

Os palestrantes serão as advogadas Juliana Oliveira Nascimento, mestra em Direito pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil (UNIBRASIL), e Isabel Franco, mestra em Direito pela Fordham University; o ex-presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e procurador federal, Curt Trennepohl; e o presidente do Conselho de Governança e Compliance da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), professor e consultor jurídico do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Humberto Mota Filho, mestre em Direito pela Universidade Candido Mendes (UCAM).

“ESG Vivo: A nova jornada da globalização pela transformação do capitalismo regenerativo e da stakeholder no mundo dos negócios”, “ESG e o programa de compliance”, “ESG e o agronegócio” e “A agenda ESG e os investimentos: responsabilidade social e ambiental no Brasil” serão os temas abordados.

Inscrição

Poderão ser concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária aos serventuários que participarem do evento. Serão concedidas horas de estágio pela OAB/RJ para estudantes de Direito que participarem do encontro. Para se inscrever, clique aqui.

 

19 de julho de 2022

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)