Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português

FALE CONOSCO

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco fale conosco

Aula inaugural do Curso de Especialização em Direito Público e Privado reúne presencialmente alunos, professores e magistrados

“É uma aula inaugural muito importante, pois é a primeira presencial depois do período pandêmico. É um momento marcante”, pontuou a diretora do Departamento de Ensino da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (DENSE-EMERJ) e professora, Ana Paula Teixeira Delgado, na primeira aula do CP1 do Curso de Especialização em Direito Público e Privado. O encontro ocorreu na última terça-feira (26), às 14h, no Auditório Antônio Carlos Amorim.

A desembargadora Patrícia Serra, presidente da Comissão Pedagógica e de Ensino da EMERJ, destacou: “A EMERJ é uma Escola que preza pela excelência, notabilizada nacionalmente, considerada exemplar a tal ponto de ser uma instituição preparatória para inúmeras carreiras jurídicas, não somente para a magistratura. Há uma disciplina grande, preocupações humanistas de ensino que não apenas darão a prática profissional, mas os tornarão pessoas sensíveis às nossas realidades sociais. A EMERJ vem se modificando, se aperfeiçoando para sempre entregar o melhor possível no ensino”.

Também estiveram presentes o supervisor de estágio do curso, juiz Antônio Aurélio Abi-Ramia Duarte; e o juiz Eric Scapim, professor da Escola.

A aula

“Hoje, fazemos o acolhimento dos novos alunos, mostramos o funcionamento da EMERJ, as características do curso, quais são os deveres deles e as habilidades que procuramos desenvolver. Nesse encontro, abordamos o estágio, o trabalho jurídico de conclusão de curso e tudo o que torna o curso ímpar, como as técnicas de sentença e o português jurídico”, ressaltou a professora Ana Paula Delgado.

Estágio

O juiz Antônio Abi-Ramia falou da importância do estágio no curso, algo que aproximará os alunos do cotidiano de um juiz.

"Vocês vão ter uma vivência no estágio de como é o dia a dia, com sentenças e dados. É muito importante que vocês aproveitem o máximo possível dessa oportunidade, de ver outros ângulos do dia de trabalho de um juiz. Vocês escolheram seguir uma carreira que terá suas exigências, formalidades e tradições. No estágio, vocês vão exercitar um contato com o magistrado que amanhã poderá ser fundamental para entender o que é a Justiça”.

“Já fui aluno da EMERJ, e hoje fico muito feliz por acompanhar vocês do início ao final do curso. Vamos nos ver em muitas matérias, além do estágio. Tenho estagiários que estão comigo desde o começo, que vão acompanhando os casos. Nós analisamos os documentos e discutimos, pois o objetivo do estágio é esse, faz parte da aprendizagem. É algo que tive no meu período de aluno”, disse o juiz Eric Scapim.

O magistrado também ressaltou: “Agora, há o estágio na Justiça Itinerante, que mostra a realidade de onde o juiz trabalhará, locais e situações completamente diferentes das que encaramos nos tribunais. Nada melhor que a realidade para nortear os estudos de vocês quem querem ser: magistrados, membros do Ministério Público ou Defensoria Pública”.

A formação

Com duração de seis semestres e carga horária superior a 1.700 horas, o curso de especialização em Direito Público e Privado da EMERJ busca oferecer a seus alunos o aprimoramento do raciocínio e do conhecimento jurídico atualizado, alicerçado em sólidos valores éticos.

A formação, em nível de pós-graduação lato sensu, tem aulas de segunda a sexta-feira em dois turnos: diurno (8:00h às 12:00h) e noturno (18:00h às 22:00h). “Direito Previdenciário”, “Português Jurídico” e “Técnica de Sentença” são alguns dos módulos do curso.

Para ingressar na Escola é necessário que o candidato seja aprovado e classificado na prova de seleção, que é realizada semestralmente.

 

Fotos: Guilherme Metello

27 de julho de 2022

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)