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Servidores da EMERJ participaram de curso de aperfeiçoamento sobre a NBR ISO 9001

Nessa quarta-feira (3), os diretores e chefes de serviço da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) participaram da primeira aula do curso “Interpretação da norma NBR ISO 9001”, promovido pela Escola de Administração Judiciária (ESAJ).

Em todo o país, a EMERJ é a única escola da magistratura com todos os processos de trabalho certificados de acordo com a norma ISO 9001. A certificação se deve ao aperfeiçoamento de seus processos de trabalho, de forma contínua, contando com o esforço de todos os seus colaboradores quanto à prestação de serviços cada vez melhores.

ISO 9001

A ISO 9001:2015 é a norma de Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) reconhecida internacionalmente, utilizada por organizações que desejam comprovar sua capacidade de fornecer produtos e serviços que atendam às necessidades de seus clientes e requisitos legais e regulatórios aplicáveis, com o objetivo de aumentar a satisfação do cliente por meio de melhorias de processo e avaliação de conformidade.

Desde 2004, a EMERJ mantém seu certificado, o que reconhece que a Escola atingiu o padrão internacional de sistema da qualidade e que o cliente pode ter a certeza de que existe um sistema de controle para cada etapa dos serviços prestados nos macroprocessos: formar e aperfeiçoar magistrados; atualizar e especializar profissionais de Direito; administrar recursos e logística; e realizar a Administração Superior.

O curso

O curso é ministrado pelo servidor do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) e auditor interno Cláudio Heitor Vasconcellos de Ambrosio, especialista em Gestão de Qualidade pela Universidade Candido Mendes.

O professor comentou que em ambientes como a EMERJ e o TJRJ, onde funcionários podem mudar de função a cada gestão, é sempre importante a atualização a respeito da norma.

“Talvez tenhamos novas pessoas aqui que, embora trabalhem em uma unidade certificada, não saibam como funciona, então encontros assim são necessários. A EMERJ é certificada há muitos anos por fazer seu trabalho muito bem feito, porém a norma tem suas revisões. Em 2015, tivemos uma revisão, o que faz com que as unidades precisem, como a EMERJ, por sua grandeza, de uma reciclagem”, disse.

Nesta primeira aula, o professor falou sobre os princípios da gestão de qualidade, atendimento ao cliente, liderança, comunicação, habilidades administrativas, entre outros temas.

“Hoje foi um dia em que vimos as novas definições, a ideia da qualidade e percebemos que tudo apresentado se encaixa, pois há um processo de trabalho aqui”, complementou.

A formação também ocorrerá no Auditório Desembargador Joaquim Antônio de Vizeu Penalva Santos, nos dias 4, 5, 8, 9 e 10 de agosto.

 

Foto: Maicon Souza

 

4 de agosto de 2022

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)