Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português

FALE CONOSCO

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco fale conosco

Juízes do 37º Curso Oficial de Formação Inicial de Magistrados da EMERJ visitam a Cidade da Polícia

O Departamento de Aperfeiçoamento de Magistrados (DEAMA) da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoveu, nesta sexta-feira (05), a nona visita externa do 37º Curso Oficial de Formação Inicial de Magistrados.

Os novos juízes do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) conheceram a Cidade da Polícia (Cidpol), em Maria da Graça, Zona Norte do Rio, acompanhados pela juíza Alessandra Bilac, titular da 42ª Vara Criminal da Capital e professora do curso.

Delegacias

Na Cidpol, os juízes foram recepcionados e guiados pelo delegado Gilbert Uzeda Stivanello, especialista em Gestão e Segurança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Os magistrados conheceram a cidade cenográfica, as estruturas externas do pavilhão central das delegacias, a Delegacia de Polícia Interestadual (Polinter), a Divisão de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), a Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), a Delegacia Especial de Crimes Contra o Consumidor (Decon), a Delegacia de Defraudações (DDEF) e a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco).

Core

Os juízes também assistiram a uma apresentação da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), no auditório da Cidade da Polícia.

O coordenador da Core, delegado Fabrício Oliveira, iniciou a palestra apresentando a equipe administrativa da Coordenadoria e as especificidades de cada setor. Em seguida, falou sobre o esquadrão antibomba, os serviços de treinamentos especializados e as operações aéreas, táticas e com cães.

“Nós fazemos parte de um sistema de justiça que é composto pela magistratura, pelo Ministério Público, pela Defensoria, e os policiais estão na linha de frente desse sistema. É importante que eles [magistrados] entendam as dificuldades do nosso trabalho e saibam que nós estamos trabalhando para que as ordens judiciais sejam cumpridas”, pontuou o delegado.

Durante o encontro, os policiais fizeram uma demonstração dos equipamentos utilizados pelo esquadrão antibomba. Os agentes falaram sobre as dificuldades enfrentadas nas operações policiais.

Ao final da visita, os juízes conheceram o interior dos veículos blindados, os popularmente chamados “caveirões”.

Cidade da Polícia

Inaugurada em 2013, a Cidade da Polícia é um espaço que abriga 14 delegacias especializadas e a Core, cinco órgãos da Chefia de Polícia, além de uma prefeitura para cuidar da área administrativa. A Cidade de Polícia, que possui nove blocos, tem área de treinamento com ambiente cenográfico, casa de tiros e estande tiros. 

Formação Inicial

O 37º Curso Oficial de Formação Inicial de Magistrados da EMERJ começou no dia 23 de maio e terminará em 23 de setembro. Os novos conhecimentos adquiridos serão fundamentais para que os novos juízes desenvolvam competências para o exercício crítico acerca do papel do juiz na aplicação efetiva da justiça na sociedade, visando o constante aperfeiçoamento tanto profissional como pessoal, intelectual, emocional, humanístico e cultural.

 

Fotos: Jenifer Santos

 05 de agosto de 2022

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)